Desenvolvimento musical infantil

O desenvolvimento musical infantil é uma fase muito importante na vida de uma pessoa. Se ainda têm dúvidas, confira: Ensinando com Arte&Música! Mas como nós, adultos, podemos ajudar no desenvolvimento musical dos nossos pequenos? Se seu filho tem até 5 anos, não perca mais tempo! Esse é período da vida humana em que mais acontecem conexões entre os neurônios no cérebro.

Vamos supor que você seja pai ou mãe e sua carreira não tenha relação aparente com a música. Ou seja, você é um arquiteto ou médica, por exemplo. Porém, quer ajudar no desenvolvimento musical infantil do seu filho ou filha, como fazer isso? Bem, aqui vai algumas dicas para você introduzir a musicalização ao seu pequeno!

Dicas para o desenvolvimento musical infantil

Aprecie música 

Ouça música, mas não apenas escute. Mastigue, saboreie, preste atenção, ouça com o seu pequeno, torne esse momento agradável. Cantem juntos, mesmo que sua afinação não seja perfeita.

Construa um ambiente musical 

Crie na sua casa o “cantinho da música” com instrumentos, se possível alguns discos ou dvds para que a criança tenha contato com a música gravada e não somente aquela digital ouvida online. Porém, se alguém da família toca um instrumento e se dedica a fazer aulas, é preciso um ambiente calmo e silencioso, onde haja concentração para os estudos.

Demonstre interesse

Mesmo que você não toque um instrumento ou cante muito bem, mostre ao seu pequeno que música é importante e faz parte da cultura humana. Portanto, converse sobre suas bandas favoritas, mostre a ele o que você gosta de ouvir, visite uma loja de instrumentos musicais. Com certeza você também vai gostar.

Seja a inspiração

As crianças observam muito os adultos à sua volta e se espelham neles, criando assim modelos e referências de vida. Portanto, se o seu pequeno vê que você valoriza a música e as artes em geral, que ouve música, vai a eventos musicais, se interessa por aprender um instrumento musical, ele pode até não entender exatamente o que você está fazendo, mas certamente está recebendo informações e estímulos de que isso é importante e vai também se aventurar nesse caminho.

E por último…  Não desista! 

As crianças passam por diversas fases em seu desenvolvimento e o aprendizado musical tem suas dificuldades. Portanto, haverá momentos em que seu pequeno pensará em desistir. Pode ser por cansaço, por querer fazer outra coisa ou por excesso de atividades (um problema muito comum hoje em dia). Mas não desista! Pelo contrário, insista, com amor, e os frutos virão.

Vocabulários importantes

Vocabulários progressivos

As crianças se aculturam com a música da mesma maneira que o fazem com as línguas. Primeiro ouvem os sons e, inconscientemente, organizam-nos em padrões, criando uma comunicação consciente. Portanto, quanto mais palavras diferentes ouvirem, tanto mais capazes elas serão de se expressar bem, quando crescerem. 

Vocabulário de escuta

Seu filho precisa adquirir um rico vocabulário de escuta, por meio de variadas formas de música. Você pode experimentar com ele músicas folclóricas brasileiras, músicas étnicas de diferentes partes do mundo, além da música clássica, do jazz, da MPB.

Ao estimular essa prática com o seu filho, você irá aprender também. Pode ser que você descubra que gosta das canções de ninar dos pigmeus Aka, lá da África Central!

Eis um dica importante, no entanto: Não se preocupe se o seu filho parecer desinteressado ou começar a fazer coisas que aparentemente não têm relação com música. A atenção da criança nessa faixa etária de até os 5 anos não é contínua, por isso a expectativa inicial dos adultos muitas vezes não é correspondida.

Por fim, divirta-se com a música

Música faz bem, liberta a alma, acalma o coração e traz sentimento e emoções à tona. Então divirta-se com seu pequeno, seja com a Galinha Pintadinha, Queen ou Mozart. Cante, dance, pule, aprenda junto!



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *