Literatura na primeira infância

A literatura na primeira infância é importante para o desenvolvimento da criança como ser humano. Entre outros fatores, nessa época da vida acontecem processos fundamentais. Por fim, são eles: o crescimento físico, o amadurecimento do cérebro, o desenvolvimento da fala e da capacidade de aprendizado e a iniciação social e afetiva.

Nesta fase da vida, o cérebro está mais ativo do que nunca. Entretanto, está sendo moldado e absorvendo tudo o que é novo e acomodando o que já foi experienciado. Neste sentido, o papel do mediador é essencial no momento da leitura compartilhada, é ele quem vai intermediar a relação entre os bebês e a linguagem! Souza (1994, p,110) nos diz que “A língua, como fato social, supõe para qualquer enunciado um direcionamento, quer dizer, o fato de orientar-se sempre para um outro. Sem isso um enunciado não pode existir. Ou seja, não há diálogo possível sem uma outra pessoa.”. Então, para inseri-los neste universo, nada melhor que a literatura.

A leitura entretém o bebê por meio da contação, das imagens e, algumas vezes, do formato do livro. Consequentemente, ela cria um ambiente rico em estímulos, o que colabora com o desenvolvimento do pequeno. Portanto, ouvir a voz cadenciada de quem conta a história infantil, se torna um ritual prazeroso tanto para o cuidador, quanto para bebê, fortalecendo o vínculo entre eles, trazendo calma e aconchego.

Mas, como inserir a literatura na primeira infância?

Faça diferentes entonações de voz de acordo com cada situação ou personagem. Conseguinte, use o corpo todo para contar a história: gesticule, faça mímicas. Então, a leitura para crianças pode ser muito divertida. Também, deixe as crianças observarem as imagens que o livro oferece, aponte a ilustrações de cada parte da história, diga seus nomes e reproduza os sons (se forem animais, por exemplo).


Se houver possibilidade use objetos, bonecos ou outros recursos que dê vida aos personagens. Também, os bebês compreendem melhor os sons quando falamos devagar, portanto, ao ler, pronuncie as palavras lentamente.
Estabeleça uma rotina de leitura. Ler sempre nos mesmos momentos do dia (antes de dormir, por exemplo) pode contribuir para compreensão da rotina. Além disso, melhora os vínculos entre vocês, cria e estabelece o hábito e o prazer pela leitura. Por fim, repita! A cada nova leitura a criança compreende algum elemento parte da história e absorvem os conteúdos de maneira mais total.

Quer conhecer outras maneiras de desenvolver um crescimento saudável para o seu bebê? Clique aqui e saiba mais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *