Benefícios da Dança

Os benefícios da dança vão além de movimentar o corpo. Além disso, foi uma das primeiras formas de expressão do homem. Linguagem gestual, sinais, expressões e ritmos são utilizados instintivamente como meio de interação e comunicação desde que o mundo é mundo. A dança acompanhou a evolução da civilização e com o passar do tempo foi ganhando mais visibilidade. Hoje sabemos que existem diversos tipo de danças, alguns estão relacionados às características regionais e outros ligados aos tipos de músicas.

A criança que dança trabalha a musculatura, fortalecendo-a, estimula a coordenação motora, flexibilidade. Além da postura, tem maior consciência corporal, noções de espaço. Ademais, melhora sua integração social. Musicalidade, ritmo e criatividade também estão entre os ganhos. Segundo Bianca Dore, “é nessa faixa que começamos a mexer mesmo com a dança, propriamente dita. Antes é mais uma recreação elaborada, digamos assim.”

Socialização é um dos benefícios da dança

Além de ser uma atividade física, a dança também é uma atividade social. Portanto, as aulas de dança podem ajudar as crianças a melhorar suas habilidades de comunicação, aprender a trabalhar em equipe, desenvolver um maior senso de cooperação e fazer novos amigos.

Exercitar-se

Um grande benefício da dança é que ela é uma atividade altamente física e ao mesmo tempo divertida. Então, o condicionamento físico de seu filho ficará ainda melhor, sem que ele tenha que fazer atividades repetitivas ou entediantes.

Autoconfiança

Quando uma criança aprende e pratica movimentos e posturas da dança, desenvolve maior consciência corporal. Além disso, quem dança está sempre em contato com o próprio corpo, e quando crescemos isso ajuda a nos sentimos mais confortáveis com nossa aparência, nossas dificuldades e até mesmo sentimentos.

A dança incentiva a criança a explorar diferentes formas de expressão. Isso pode ser particularmente benéfico para crianças com deficiências ou que estejam lidando com problemas emocionais significativos.

Quer conhecer nossa escola? Clique aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *