Coordenação motora da criança

Como trabalhar a coordenação motora da criança?

É possível observar o desenvolvimento e a coordenação motora da criança desde bebê. Portanto, acoordenacao motora ampla criança responde aos estímulos de várias formas e cabe ao professor, nas primeiras séries, trabalhar a motricidade da criança. Ao aprender a pintar dentro de espaços delimitados, a criança já começa a desenvolver sua coordenação. Além disso, a medida que ela for sendo alfabetizada, aumentará a sua capacidade motora.

No entanto, já ouviram falar de coordenação motora fina e grossa? Vale ressaltar que essa separação deve ser feita, já que são partes distintas. Veja abaixo os conceitos:

Coordenação motora fina

A função de escrever, fazer desenhos, pinturas, colagens, recortar papel, fazer traçados em folhas são apenas algumas atividades que podem ser feitas graças à coordenação motora fina. Ela é responsável pelo trabalho de pequenos músculos, localizados, principalmente, nas mãos e nos pés.

Na coordenação motora fina, uma das maneiras mais eficazes de se treinar a criança se dá por meio de exercícios que envolvam os movimentos das mãos. Sendo assim, as atividades que trabalham com pontilhados são as mais indicadas. O mais interessante é que isso pode ser feito de várias maneiras: giz de cera, lápis, tinta guache, colagem de papeis, barbantes e lãs.

Coordenação motora grossa

É que dá força para a criança correr, pular, dançar, caminhar ou qualquer outra atividade. Além disso, é responsável pelo impulso físico: ela abrange todos os músculos que possibilitam os pequenos a essas brincadeiras. Assim como a fina, a coordenação motora grossa também precisa ser estimulada desde a primeira infância.

Para ativar a coordenação motora grossa das crianças nada melhor que promover tarefas divertidas, como correr, brincar de pega-pega, pular, brincar de amarelinha e tudo aquilo que fez parte da nossa infância também.

Clique aqui e veja ferramentas para ajudar no estímulo à coordenação motora da criança.

Outras percepções importantes

RITMO – Pelo desenvolvimento do ritmo ordenamos o ato motor. Exemplo: dança do morto-vivo, produzir sons com o próprio corpo, pular corda, dançar e cantar, etc.

EQUILÍBRIO – É a base da coordenação dinâmica global do corpo parado ou em movimento. Bons exercícios de equilíbrio: andar na ponta dos pés, caminhar sobre uma corda, equilibrar-se em um pé só, etc.

PERCEPÇÃO – É a capacidade de perceber, reconhecer e distinguir os estímulos. Exemplo: brincar com a criança. Além disso, faze-la distinguir: pesadas e leves, molhadas e secas, duras e moles, sons alto e baixo, etc.

 

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