O Desenho no Desenvolvimento Infantil

O desenho no desenvolvimento infantil

O desenho tem papel fundamental no desenvolvimento e na formação do conhecimento infantil. O ato de desenhar deve ser considerado um fator essencial no processo do desenvolvimento da linguagem, bem como uma espécie de documento que registra a evolução da criança.

A criança ao desenhar desenvolve a auto-expressão e atua de forma afetiva com o mundo, opinando, criticando, sugerindo, através da utilização das cores, formas, tamanhos, símbolos, entre outros. Toda criança, ao começar a manipular giz de cera, lápis, caneta, cria imagens que só ela sabe dizer o que é em meio a inúmeros rabiscos. Mas isso faz parte do desenvolvimento da criança, com o tempo, vai aprimorando e passando a desenhar com mais definição. É através do desenho que a criança aprende a fazer o movimento de pinça e desenvolve a coordenação motora fina.

Mas, afinal, como fazer?

Os livros são ótimas opções para incentivar a criança a desenhar. É fundamental entender a importância do desenho no desenvolvimento infantil. Mas não dê papéis e canetas e deixe seu filho brincado sozinho. Pare para desenhar com ele, mas jamais compare seu desenho com o dele. Afinal, são idades diferentes e não existe modelo certo. Liberdade é a palavra-chave. Dê sempre a possibilidade para que seu filho desenhe e com a máxima liberdade. Nada melhor do que um papel em branco para que a imaginação da criança seja estimulada. E não se incomode se ele utilizar apenas uma ou duas cores.

Valorizando a arte, ou seja, o desenho na escola, o professor estará levando o aluno a se interessar pelas produções que são realizadas por ele mesmo e por seus colegas, bem como por diversas obras artísticas. Enquanto mediador do conhecimento, o professor é essencial para incentivar o aluno. Seja ele pelo caminho da arte ou por outra área do conhecimento. Oferecendo os melhores suportes, de forma que venha a somar no crescimento e formação do mesmo.

Separamos um artigo que aborda a importância da música no desenvolvimento da criança também, clique aqui e saiba mais!

Últimas do Blog

Categorias

Nosso Instagram