Educação para o Trânsito

Educação para o trânsito amplia o olhar das crianças

As crianças são convidadas a explorar as regras de trânsito e seu funcionamento a partir das experiências trazidas por eles. A língua inglesa é ampliada em vocabulário e estruturas gramaticais, mas os ganhos e aprendizagens construídas vão muito além.

Educação InfantilO trânsito dos diferentes meios de transporte e o fluxo de pedestres é intenso e sua temática é amplamente debatida, já que ir e vir numa cidade não é sempre tão simples. As escolhas de organização da cidade dizem muito sobre sua dinâmica e sobre os comportamentos de sua população, ao convidar alunos da educação infantil a olhar como essa dinâmica afeta seu próprio cotidiano é o começo da formação para um olhar crítico sobre a ocupação dos espaços que habitam.

Para que servem as regras de trânsito? No que elas se diferem das regras das brincadeiras praticadas na escola? Como organizamos um grupo? Por que eu tenho que usar cadeirinha? Para que serve a faixa de pedestre? Esses questionamentos são levantados e debatidos pelas próprias crianças que, ao se apropriar dessas regras, passam a se sentir mais responsáveis pela própria segurança (convidando-os a refletir sobre o cuidado com o próprio corpo) com um olhar voltado também para o coletivo, já que as regras de trânsito buscam proteger o indivíduo e o outro simultaneamente. Esse tipo de trabalho extrapola a própria noção de regra como imposição, adquirindo uma dimensão lógica que possibilita sua significação e consequente conscientização.

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